23:30

Bolo de Banana e Noz (sem açúcar, farinha de trigo e lacticínios)

Todos nós gostamos de um bolinho bem docinho e decadente, e quando nos falam de um bolo saudável, que se pode comer sem culpas, imaginamos algo sem sabor, massudo e pouco doce. Pois este bolo saudável não é nada disso!  É tão fofinho, húmido, docinho e eu já disse que é saudável?

Tenho vindo cada vez mais a trocar a farinha de trigo por outras farinhas. Uma das minhas preferidas é a farinha de cevada. Resulta muito bem em bolos, bolachas e pão. e a prova é este bolo super fofinho e delicioso. Experimentem, há tantos cereais ao nosso dispor, que é uma pena nos restringirmos somente ao trigo.







BOLO DE BANANA E NOZ

Ingredientes:

125ml de óleo de coco líquido
125ml de mel
2 ovos
2 bananas maduras
60ml de leite de avelã
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 pitada de sal
1 colher de café (cheia) de canela
2 copos de farinha de cevada integral
150g de nozes Frutos de Vettonia
metades de nozes para decorar

(1 copo = 250ml)



Preparação:

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar uma forma de bolo inglês e polvilhar com pão ralado.

Com a ajuda de uma vara de arames, mistura-se o óleo de coco com o mel. Adicionam-se os ovos, as bananas esmagadas e o leite de avelã.

Depois de tudo misturado, junta-se o bicarbonato de sódio, a pitada de sal e a canela, bem como a farinha de cevada e as nozes picadas. Mistura-se até a farinha ficar totalmente incorporada, obtendo-se uma massa bastante fluída.

Transfere-se a massa para a forma e decora-se com as metades de noz. Leva-se ao forno durante 45 minutos ou até se espetar o palito no centro e sair limpo.

Retira-se o bolo da forma e transfere-se para uma rede, onde se deixa arrefecer.

Servir com um chá de lúcia-lima.



3 comentários:

  1. Este vou guardar para quando a gula apertar e não estragar muito. Também ando a optar por outras farinhas e alternativas ao açúcar branco.
    Beijinhos
    Rita

    ResponderEliminar
  2. Fiquei curiosa quanto ao sabor, mas estou com restrições ao açúcar. O que é quanto usar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia Elizabeth,
      Não percebi bem a sua pergunta. O bolo não leva açúcar, este foi substituído por mel, cuja quantidade pode ser reduzida de acordo com o seu gosto pessoal ou por necessidade. O mel pode ser substituído por geleia de agave, ou geleia de arroz.
      Espero ter ajudado. Caso tenha mais alguma questão pode-me contactar através do e-mail ascoisasdamaesofia@yahoo.com e eu responderei a todas as suas dúvidas.
      Bom fim de semana e bons cozinhados. <3

      Eliminar

Obrigado pela visita! Partilhem a vossa opinião comigo e deixem um comentário :) Não se esqueçam de voltar!

Thanks for visiting! Share your opinion with me and leave a message :) Don't forget to come back!

Copyright © 2016 As coisas da Mãe Sofia , Blogger